top of page

Sines Tecnopolo visita Irlanda para conhecer novos ecossistemas de pesca local

O Projeto FISHINN levou o Sines Tecnopolo até ao Condado de Kerry na República da Irlanda, durante os dias 4 e 5 de junho, onde teve a oportunidade de visitar o ecossistema pesqueiro dos portos de Dingle, Portmagee e Fenit, um dos 4 ecossistemas pesqueiros do Projeto.

06/06/2024

Sines Tecnopolo visita Irlanda para conhecer novos ecossistemas de pesca local

Esta visita teve como objetivo reforçar a colaboração entre as regiões do Projeto, de forma a poder incrementar a inovação em cada um dos territórios.


No primeiro dia, o roteiro iniciou em Dingle, com passagem pelo Oceanworld Aquarium e de seguida pelo porto de lazer e pesca, onde se visitou uma fábrica de processamento de pescado, a Quinlans Fish Shops and Seafood Bars, e uma empresa de produção de ostras e de captura de salmão, a Cromane Bay Shellfish.


No segundo dia, a cidade de Tralee recebeu a equipa do Projeto para visitar a BioAtlantis, uma empresa de transformação de algas em compostos naturais, extraídos de recursos marinhos e terrestres renováveis, para reduzir o stress nas culturas, animais e seres humanos, fortalecendo os sistemas de defesa natural.


No final, realizou-se uma reunião de acompanhamento e planeamento do Projeto na Munster Technological University, com a participação dos parceiros.


O FISHINN é um projeto de Cooperação Europeia financiado no âmbito do Programa Interreg Atlantic Area, que visa aumentar a competitividade e a resiliência dos vários ecossistemas e cadeias de valor da pesca local no Espaço Atlântico, que nos últimos anos tem enfrentado um declínio, reforçando a colaboração e as capacidades de inovação dos atores locais. que tem como principal o setor pesqueiro local.


O Projeto reúne os seguintes parceiros: a Leartibai Fundazioa do País Basco - Espanha, o Pole Mer Bretagne Atlantique, o Technopole Quimper Cornouaille de França, o Sines Tecnopolo e a Munster Technological University da República da Irlanda.

bottom of page