Incentivo Qualifica
636 €
Os candidatos que aumentarem o seu nível de qualificações e se fizerem mais de 50% do processo através de um Centro Qualifica recebem o montante de 636,60€.
O que são os Centros Qualifica?
Os Centros Qualifica são estruturas do Sistema Nacional de Qualificações que assumem um papel importante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. A rede nacional de Centros Qualifica visa uma atuação mais rigorosa e exigente, designadamente nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, assegurando a prestação de um serviço de qualidade, no domínio da orientação, com enfoque na informação de ofertas escolares, profissionais ou de dupla certificação.
A quem se destina?
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação e, excecionalmente, jovens, entre os 15 e os 17 anos, que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação profissional e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.
Etapas de Intervenção
Orientação
Nesta etapa é explicada a missão e o âmbito de intervenção dos Centro Qualifica.
É analisado o perfil do candidato, através de uma entrevista, certificado de habilitações, certificados de formação e curriculum vitae, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas).
São identificados os projetos individuais de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho.
Passaporte Qualifica
É analisado minuciosamente o Passaporte Qualifica do candidato.
São fornecidos os acessos ao Passaporte Qualifica.
Encaminhamento
Concretização do encaminhamento do candidato para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de reconhecimento e validação e certificação de competências – RVCC (apenas possível para candidatos adultos. Caso tenham até 23 anos inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada), tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação.
Formação
Os candidatos devem frequentar formação complementar, no mínimo de 50 horas, designadamente no desenvolvimento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Reconhecimento e Validação de Competências
Identificação e validação de competências adquiridas pelos candidatos ao longo da vida, em contextos de aprendizagem formais, não formais e informais.
Sessão de Júri de Certificação de Competências
Demonstração das competências dos candidatos, perante um júri, através da realização de uma prova.
Na certificação de competências escolares, a prova de certificação consiste na apresentação, perante o júri, de um tema alusiva à sua história de vida.
Testemunho
Maria João Cercas
Concluiu o 12º ano
Sines Tecnopolo
Z.I.L II, Lote 122-A, 7520-309 Sines
Tel _ 269 000 300