Subscreva a nossa Newsletter

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama

 

Z.I.L. II, Lote 122-A _ 7520-309 Sines _ Portugal    

+351 269 000 300

info@sinestecnopolo.org

  • facebook_icon
  • twitter_icon

© 2019 Sines Tecnopolo | Todos os direitos reservados 

O Sines Tecnopolo é o BIC Alentejo, certificado pela EBN (European Business & Innovation Centre Network), a maior rede de empreendedorismo e inovação europeia.

 

Os BIC são atualmente reconhecidos pela Comissão Europeia através de um sistema de certificação da qualidade que lhes permite utilizar o logótipo "EU BIC", logótipo este que decorre de auditorias periódicas, onde os BICs, para assegurar tal acreditação, têm que cumprir estritamente a sua missão no domínio do Empreendedorismo e da Inovação, ter condições de sustentabilidade no curto e no médio prazo, serem instituições sem fins lucrativos, manterem as competências especializadas indispensáveis à realização da sua missão, e os resultados da sua atividade comprovarem as razões que lhes deram origem.

A missão dos BIC consiste em garantir uma aplicação plenamente eficaz das medidas públicas em favor das PME's,preferencialmente através do desenvolvimento do tecido empresarial local mediante:


_ apoio à criação de novas gerações de empresas inovadoras, e
_ a ajuda à modernização e à inovação de empresas existentes, e contribuindo para a melhoria do ambiente territorial onde operam.

O conceito BIC foi lançado pela União Europeia em 1984 (DG XVI), sendo a EBN - European BIC Network, a entidade responsável pela gestão do EU BIC logótipo e pela coordenação dos atuais BIC dos 27 países da União Europeia, e que tem como objetivo incrementar as sinergias e cooperação dos BIC existentes e reforçar assim os instrumentos de suporte dos projetos inovadores, constituindo atualmente a maior rede de Empreendedorismo e Inovação da Europa.

EBN: A MAIOR REDE EUROPEIA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

 

A EBN (European Business & Innovation Centre Network) foi criada em 1984, como resultado de uma iniciativa conjunta entre a Comissão Europeia, os líderes da indústria europeia e os projetos pioneiros de BIC.

 

A EBN lidera a maior rede pan-Europeia de Empreendedorismo e Inovação, constituída por mais de 200 BIC e organizações similares como incubadoras e outros agentes promotores de empreendedorismo e inovação, localizados por toda a Europa e pelo resto do mundo.

O elevado número de BIC, assim como as sinergias e o benchmarking que esta rede proporciona, tem permitido que estas instituições utilizem as melhores metodologias conhecidas a nível internacional e que têm o mérito de reduzir significativamente a taxa de insucesso das novas iniciativas empresariais.

A Associação Nacional dos Business Innovation Centres de Portugal, denominada por BICS - Associação dos Centros de Empresa e Inovação Portugueses é uma instituição sem fins lucrativos, que representa todos os BICS Portugueses ao nível nacional e internacional.

Esta instituição surgiu com o objetivo de potenciar a atividade de todos os seus membros, através de uma estrutura conjunta de partilha de recursos, metodologias, meios, atividades e experiências, que permita a realização concertada de ações conjuntas, agregando assim todos os European Business Innovation Centres sediados em Portugal e reconhecidos pela Comissão Europeia.

Tem como missão potenciar sinergias entre todos os BIC's Portugueses, reconhecidos pela União Europeia, e reafirmar o seu papel como importantes Instrumentos de Desenvolvimento Regional e Nacional, ao nível do Empreendedorismo, da Inovação, da Criação e Modernização das PME's.

BIC Alentejo

Sines Tecnopolo

www.sinestecnopolo.org

BIC Madeira

CEIM

www.ceim.pt

BIC Beira Interior

CIEBI

www.ciebi-bic.com

BIC Cascais

Agência DNA Cascais

www.dnacascais.pt

BIC Coimbra

Instituto Pedro Nunes

www.ipn.pt

BIC Minho

Oficina da Inovação

www.bicminho.eu

BIC Porto

NET, SA

www.net-sa.pt

BIC Vale do tejo

Tagusvalley

www.tagusvalley.pt