O Sines Tecnopolo é o BIC Alentejo, certificado pela EBN (European Business & Innovation Centre Network), a maior rede de empreendedorismo e inovação europeia.

 

Os BIC são atualmente reconhecidos pela Comissão Europeia através de um sistema de certificação da qualidade que lhes permite utilizar o logótipo "EU BIC", logótipo este que decorre de auditorias periódicas, onde os BICs, para assegurar tal acreditação, têm que cumprir estritamente a sua missão no domínio do Empreendedorismo e da Inovação, ter condições de sustentabilidade no curto e no médio prazo, serem instituições sem fins lucrativos, manterem as competências especializadas indispensáveis à realização da sua missão, e os resultados da sua atividade comprovarem as razões que lhes deram origem.

A missão dos BIC consiste em garantir uma aplicação plenamente eficaz das medidas públicas em favor das PME's,preferencialmente através do desenvolvimento do tecido empresarial local mediante:


_ apoio à criação de novas gerações de empresas inovadoras, e
_ a ajuda à modernização e à inovação de empresas existentes, e contribuindo para a melhoria do ambiente territorial onde operam.

O conceito BIC foi lançado pela União Europeia em 1984 (DG XVI), sendo a EBN - European BIC Network, a entidade responsável pela gestão do EU BIC logótipo e pela coordenação dos atuais BIC dos 27 países da União Europeia, e que tem como objetivo incrementar as sinergias e cooperação dos BIC existentes e reforçar assim os instrumentos de suporte dos projetos inovadores, constituindo atualmente a maior rede de Empreendedorismo e Inovação da Europa.

EBN: A MAIOR REDE EUROPEIA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

 

A EBN (European Business & Innovation Centre Network) foi criada em 1984, como resultado de uma iniciativa conjunta entre a Comissão Europeia, os líderes da indústria europeia e os projetos pioneiros de BIC.

 

A EBN lidera a maior rede pan-Europeia de Empreendedorismo e Inovação, constituída por mais de 200 BIC e organizações similares como incubadoras e outros agentes promotores de empreendedorismo e inovação, localizados por toda a Europa e pelo resto do mundo.

O elevado número de BIC, assim como as sinergias e o benchmarking que esta rede proporciona, tem permitido que estas instituições utilizem as melhores metodologias conhecidas a nível internacional e que têm o mérito de reduzir significativamente a taxa de insucesso das novas iniciativas empresariais.