Sines Tecnopolo integra Projeto Atlazul
O Projeto Atlazul foi apresentado em Cádis, no dia 15 de julho, é uma iniciativa europeia de cooperação transfronteiriça portuguesa, andaluza e galega que pretende impulsionar o Crescimento Azul na península ibérica.
16/07/2021
Este evento transfronteiriço foi o ponto de partida para o lançamento do projeto Atlazul, um projeto que visa promover a investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação na costa atlântica do Alentejo, Algarve e Andaluzia.
O evento realizado em formato híbrido, online e presencialmente na Faculdade de Filosofia e Letras em Cádis contou com a intervenção de Francisco Piniella Corbacho, Presidente do Campus de Excelência Internacional do Mar e Reitor da Universidade de Cádis, Xosé Lago García, Diretor-Geral Adjunto para a Ação Externa e Cooperação Transfronteiriça, António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo, José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve, Antonio Sanz Cabello da Presidência, Administração Pública e Interior da Junta da Andaluzia e representantes das 18 entidades que integram este consórcio ibérico.
O Sines Tecnopolo integra este projeto como parceiro estratégico da região do Alentejo Litoral com especialização na inovação e empreendedorismo da Economia Azul, contribuindo para a troca de conhecimentos e experiência ibérica que visa o desenvolvimento do setor.
No decorrer do evento foi sublinhado pelos vários intervenientes, portugueses e espanhóis, a importância desta parceria ibérica e o papel fundamental que terá no desenvolvimento estratégico e sustentável da economia azul, focada num futuro de inovação, cooperação, competitividade, conhecimento e crescimento.
Este consórcio da Euro-região Alentejo-Algarve-Andaluzia, com a participação adicional da Galiza, pretende ainda aprofundar as oportunidades de sinergia e relações construtivas entre os diferentes setores que atuam nesta área, promovendo políticas de Crescimento Azul que permitirão encontrar novas oportunidades de investimento empresarial contribuindo para uma melhoria da competitividade e transferência de conhecimentos no domínio da recolha e processamento da informação marinha das empresas, nos domínios da pesca e aquicultura, turismo costeiro, energias renováveis, sustentabilidade portuária, biotecnologia e conhecimento do ambiente litoral marinho.
Cofinanciado pelo programa Interreg VA Espanha-Portugal, POCTEP, Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, o Atlazul é um projeto liderado pela Secretaria-Geral de Ação Externa (SGAE) do Conselho de Presidência, Administração Pública e Interior da Junta de Andaluzia.
O consórcio deste projeto tem como beneficiários da Andaluzia e Galiza, a Agência Andaluza de Gestão da Agricultura e Pescas (AGAPA), a Agência dos Portos Públicos da Andaluzia (APPA), o Instituto de Investigação e Formação Agrícola e Pesqueira (IFAPA), a Empresa Pública de Turismo e Gestão do Turismo. , SA, Agência Andaluza de Promoção Externa (EXTENDA), Campus de Excelência Internacional do Mar (CEIMAR), Cluster Marítimo-Marinho da Andaluzia (CMMA), Fundação Centro Tecnológico de Aquicultura (CTAQUA), Instituto de Investigação Marinha (IIM), Centro Tecnológico do Mar (CETMAR). Da região Alentejo e Algarve fazem parte, a Universidade de Évora, Universidade do Algarve, DOCAPESCA Portos e Lotas, SA, Sines Tecnopolo, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve).