Sines Tecnopolo promove workshop sobre energia das ondas

No próximo dia 11 de Outubro, irá realizar-se nas instalações do Sines Tecnopolo um workshop presencial sobre os mais recentes desenvolvimentos na área da energia das ondas.

17/09/2021

Sines Tecnopolo promove workshop sobre energia das ondas

INSCRIÇÃO GRATUITA, MAS OBRIGATÓRIA.

INSCREVA-SE JÁ >


Neste evento, organizado pelo Sines Tecnopolo, in2sea e Teamwork, serão apresentados os projetos BASEPOINT e ENCORE (INTERREG).


Além de dar conhecimento sobre estes dois projetos, o evento pretende dar uma visão sobre o atual estado de desenvolvimento de energia das ondas, com foco na Península Ibérica e analisar as oportunidades e obstáculos do setor. Para este debate estão confirmadas intervenções de entidades relevantes da Holanda e Espanha, nomeadamente a Teamwork e a Wedge Global.


Será também abordado o contexto dos “Green Ports” e a evolução das operações portuárias no sentido de se tornarem menos poluentes, tal como as sinergias desta necessidade com o setor da energia das ondas.


O projeto BASEPOINT foi desenvolvido nas instalações da Academia do Mar do Sines Tecnopolo, e abrangeu os testes e a melhoria de um conjunto turbina-gerador inovador para converter energia mecânica em eletricidade.


Após o evento, o equipamento será transportado para a Holanda, onde será integrado numa instalação de testes mais abrangente no âmbito do projeto ENCORE (INTERREG), para ser preparado para o último passo, os testes do dispositivo integrado no mar.


O BASEPOINT, do qual o Sines Tecnopolo é parceiro, é cofinanciado pelo Fundo Azul, e coordenado pela empresa in2sea incubada no Sines Tecnopolo.


Frank Neumann, sócio-gerente da in2sea refere que “continua a haver uma grande discrepância entre expetativas no setor de energias oceânicas e realidade da sua implementação. Tem havido desenvolvimentos tecnológicos graduais e significativos nos últimos anos, mas continua escasso um contexto de investimento promissor. O projeto BASEPOINT concluiu com sucesso os testes de um componente chave para a tecnologia Symphony, uma das opções futuras promissoras, cujo desenvolvimento é liderada pela empresa Holandesa Teamwork, em parceria com a in2sea. No evento queremos demonstrar o funcionamento da tecnologia, aprender sobre outras tecnologias atuais e debater o panorama de desenvolvimento.”


A participação no evento é gratuita mas requer inscrição e destina-se a profissionais de áreas relacionados com a temática, mas está também aberta ao público em geral. Devido ao seu carácter internacional, o evento e os materiais de disseminação serão apresentados na língua inglesa.


As inscrições no evento devem ser realizadas aqui >


PROGRAMA


10h00   Welcome and technical session

                - BASEPOINT project overview (Frank Neumann, in2sea)

                - ENCORE project & Symphony status (Fred Gardner, Teamwork)

                - BASEPOINT Turbine demonstration (Teamwork & in2sea)

11h15   Coffee break

11h45   Wave energy general session

                Vasco Mendes (DGPM)

                Fred Gardner (Teamwork/NL)

                Francisco Garcia (WedgeGlobal/ES)

                António Sarmento (WavEC)

               José Varandas (Kymaner)

                Moderator: Frank Neumann (in2sea)

                - Lessons learnt from recent developments

                - Round table on needs for accelerating development

13h15   Lunch break

14h00   Portuguese context and infrastructures 

                 Ruben Eiras (Forum Oceano)

                 Raul Cascajo Jimenez (Autoridad Portuaria de Valencia APV)

                 Isabel Moura Ramos (Port of Aveiro)

                 Laura Aguilera (CoLAB+Atlantic)

                 Sines Port Authority (APS)

                 Moderator: Peter Scheijgrond (MET Support/NL)

                 - Green ports and local context

                 - Round table: ports and marine renewables/wave energy

15h30   Informal discussions (B2B / round-table extension)

16h30   End