Sines Tecnopolo reúne entidades de topo na sessão online do Hackathon Ibérico Greener: Inovação na Energia Verde em foco
Realizou-se ontem, dia 15 de maio de 2025, a primeira sessão plenária online do Hackathon Ibérico Greener – Inovação na Energia Verde, marcando o arranque oficial de uma iniciativa pioneira no âmbito da Rede Executiva Transfronteiriça para a Inovação na Energia Verde no âmbito do projeto internacional GREENER.
16/05/2025

Este evento online antecede os encontros presenciais agendados para Sines, a 21 de maio, e Huelva, a 29 de maio.
O Hackathon Ibérico GREENER é o evento emblemático de lançamento da Rede Executiva Transfronteiriça para a Energia Verde, uma plataforma exclusiva que congrega 60 representantes de diversos setores cruciais para a transição energética, incluindo a indústria, a administração pública, a academia, centros de investigação e a economia social, provenientes de mais de 30 entidades Portugal e Espanha.
Esta sessão online representou o ponto de partida de um processo colaborativo ambicioso, que visa a criação de soluções viáveis e inovadoras para os desafios estratégicos da transição energética. A abordagem do Hackathon é eminentemente prática, multidisciplinar e transfronteiriça, fomentando a troca de conhecimentos e a cocriação de ideias entre os participantes.
As categorias temáticas que espelham os eixos estruturantes da estratégia da Rede GREENER são, designadamente:
Modernização e Inovação da Indústria Auxiliar
Impulso da Governança na Indústria Auxiliar
Formação para o Emprego e Empreendedorismo
Potencialidades da Economia Social no Setor Energético
Com base nestas categorias e no diagnóstico técnico detalhado elaborado pela Universidade de Huelva, as diversas equipas irão trabalhar em conjunto nas sessões presenciais para apresentar soluções concretas. Estas propostas poderão, no futuro, evoluir para projetos-piloto colaborativos, oficinas de capacitação ou ações estratégicas no âmbito da Rede GREENER.
A sessão plenária online contou com a participação de representantes de entidades de renome como a GALP, EDP, Repsol, AIQBE, FOE, universidades como a Universidade de Évora (UÉvora), Universidade do Algarve (UAlg), Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Universidade de Huelva (UHU) e Universidade Internacional da Andaluzia (UNIA), e instituições como o Ayuntamiento de Huelva, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Administração dos Portos de Sines (APS), entre outras.
O Hackathon Ibérico Greener representa um passo crucial para impulsionar a inovação e a colaboração transfronteiriça no setor da energia verde, com o objetivo de construir um futuro energético mais sustentável e resiliente para a região ibérica.
O Sines Tecnopolo - Business Innovation Center desempenha um papel fundamental como impulsionador e facilitador do Hackathon Ibérico Greener. A sua localização estratégica num polo industrial e energético de relevância nacional e internacional, aliada à sua experiência na promoção da inovação e na ligação entre empresas, academia e entidades públicas, torna-o um parceiro chave para esta iniciativa transfronteiriça. Ao liderar esta atividade mobilizadora do ecossistema da energia verde, o Sines Tecnopolo reforça o seu posicionamento como um hub de conhecimento e desenvolvimento no setor.
O GREENER é uma iniciativa transfronteiriça que visa reforçar os mercados de trabalho ligados à energia verde nas regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia. Cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), o projeto promove o emprego de qualidade, a inclusão social e o fortalecimento das indústrias auxiliares, através do desenvolvimento de infraestruturas sociais, do apoio à economia social e da qualificação dos recursos humanos, contribuindo assim para uma transição energética justa e sustentável.