Sines Tecnopolo promove Fórum Transnacional de Inovação - Projeto FISHINN
Realizou-se hoje nas instalações do Sines Tecnopolo o Fórum Transnacional de Inovação do projeto FISHINN, que juntou os parceiros do projeto e stakeholders locais dos vários ecossistemas de Portugal, Espanha, França e Irlanda.
05/06/2025

Um dos pontos altos do programa foi o Fórum Transnacional de Inovação do projeto FISHINN, realizado nas instalações do Sines Tecnopolo. O fórum reuniu parceiros do projeto e stakeholders locais e internacionais para um debate aprofundado, dividido em três momentos principais:
Apresentação dos objetivos e resultados do projeto: Sines Tecnopolo e Leartibai Fundazioa apresentaram o progresso e as conquistas do FISHINN até ao momento.
Apresentações por Ecossistema: Parceiros da Irlanda, França, Espanha e Portugal partilharam descobertas, desafios específicos, melhores práticas e soluções identificadas nos seus contextos locais. Destacaram-se as apresentações dos stakeholders locais, como o Projeto "Mar sem Lixo" da Docapesca e o Projeto "HUB Azul". Oradores do Pôle Mer Bretagne Atlantique (PMBA), Technopole Quimper (TQ) e Munster Technological University (MTU) também contribuíram com as suas boas práticas.
Discussão Aberta: Moderada pela Leartibai Fundazioa, líder do projeto, esta sessão abordou temas cruciais para o futuro do setor, incluindo a renovação geracional e atratividade do setor, inovação e adoção tecnológica, sustentabilidade e pressão ambiental, governança e colaboração entre partes interessadas, e a visão futura para uma mudança sistémica.
As principais conclusões do evento focaram-se na aprendizagem mútua, nas soluções inovadoras e no fortalecimento das redes entre PME, centros de investigação e autoridades portuárias.
O projeto FISHINN é financiado pela União Europeia através do Programa Interreg Atlantic Area e tem como objetivo principal impulsionar a competitividade e resiliência dos ecossistemas pesqueiros e as suas cadeias de valor na área Atlântica através da cooperação e inovação.