Bootcamp Alentejo Azul constitui 4 novas ideias de negócio na Economia Azul

O Bootcamp Alentejo Azul, que decorreu em Santiago do Cacém, entre 11 e 13 março, constituiu 4 novas ideias de negócio na área da economia azul.

17/03/2022

Bootcamp Alentejo Azul constitui 4 novas ideias de negócio na Economia Azul

Inserido numa das ações do projeto Alentejo Azul – Programa de Empreendedorismo e Inovação do Mar e Recursos Hídricos, promovido pela ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo) e Sines Tecnopolo, esta iniciativa procurou motivar os participantes a desenvolverem uma ideia de negócio, dando-lhes ferramentas que permitiram transformar a sua ideia num projeto empresarial.


Desenvolvido com o objetivo de sensibilizar e capacitar empreendedores que pretendam desenvolver a sua ideia de negócio na área do mar e recursos hídricos no Alentejo, esta iniciativa procurou impulsionar o desenvolvimento de novas iniciativas empresariais incentivando a inovação e empreendedorismo na região.


Os participantes tiveram assim a oportunidade de participar em sessões temáticas especializadas, que permitiram desenvolver novas competências de liderança, empreendedorismo e trabalho em equipa, consagrando as suas ideias de negócio em projetos empresariais no setor da náutica e energias renováveis, focando-se em aspetos de sustentabilidade, tecnologia e eficiência no uso da água em produções agrícolas.


As 4 ideias de negócio desenvolvidas são:


Trackbow

Desenvolvimento de equipamento para auxiliar a navegação em barcos de recreio, com recurso a tecnologia desenvolvida pela equipa de projeto, que permite maior autonomia para os tripulantes das embarcações.


Sabão Fuga

Desenvolvimento de cosmética artesanal com recurso a algas, com embalagem sustentável e com baixa pegada ecológica.


Agricultura Viva

Consultoria junto de pequenos agricultores para promoção de uso de soluções de rega de baixo consumo.


Blue Energy

Uso de plataforma de energias renováveis nas pequenas barragens, com objetivo de melhorar a eficiencia energética das pequenas explorações agrícolas e diminuição de perda de água das barragens por evaporação.


1º Prémio Regional de Empreendedorismo destaca Economia Azul


Os participantes deste bootcamp poderão ainda concorrer ao 1º Prémio Regional de Empreendedorismo, a decorrer até dia 20 de março, um concurso que procura estimular as cadeias de valor que estão aptas a gerar emprego e crescimento sustentável na Economia Azul. 


Este prémio tem como objetivo estimular a criação de planos de negócio sólidos e consistentes; premiar ideias inovadoras para criação e crescimento empresarial; reconhecer o trabalho e dedicação empresarial; prestigiar as iniciativas de empreendedorismo inovador e envolver toda a comunidade empresarial, investigadores e investidores.


Para participar, deverá aceder ao site oficial, onde encontra o regulamento e o formulário de candidatura em: https://alentejoazul.pt/


O Alentejo Azul é um projeto promovido pela ADRAL – Agência Desenvolvimento Regional do Alentejo e Sines Tecnopolo, com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento regional no âmbito do Alentejo 2020 e Portugal 2020, com a parceria da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., da Câmara Municipal de Portel e da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.


O Projeto Alentejo Azul tem como objetivo promover o empreendedorismo qualificado e criativo na região do Alentejo, através do apoio à exploração económica de novas ideias ligadas ao mar e aos recursos hídricos, incentivando e apoiando a criação e a consolidação de novas empresas nos domínios temáticos da RIS3 Alentejo, favorecendo o desenvolvimento empresarial, potenciando o espírito empreendedor, incentivando a Inovação e a diversificação, como melhor caminho para contribuir para o desenvolvimento económico e melhoria competitiva das Região do Alentejo.


Para mais informações, contactar:


Joel Gomes (Sines Tecnopolo)

jfg@sinestecnopolo.org

+351 269 000 300


Alexandra Correia (ADRAL)

alexandra.correia@adral.pt

+351 266 769 150