Alentejo Azul apresenta estudo de caracterização do setor da água e recursos hídricos

O programa Alentejo Azul realizou uma sessão de apresentação do estudo de caracterização do setor da água e recursos hídricos no Alentejo, no dia 29 de março, em Beja.

30/03/2022

Alentejo Azul apresenta estudo de caracterização do setor da água e recursos hídricos

O objetivo deste estudo passa por apoiar o empreendedorismo qualificado e criativo na região do Alentejo, através da fomentação de novas oportunidades de negócio e também da dinamização e criação de micro, pequenas e médias empresas.


Nas abordagens ao desenvolvimento futuro da região do Alentejo, identificaram-se alguns eixos essenciais, como os fenómenos da escassez de água; a necessidade de contribuir para a resiliência e valorização dos sistemas naturais; o respeito pelos ativos naturais; a utilização de recursos de forma sustentável; e a incorporação de valor nas cadeias produtivas regionais.


Para além da caraterização dos sectores, da forma mais extensiva possível, este estudo identifica em particular as áreas da atividade económica da Região Alentejo com maior potencial face aos recursos e conhecimento académico existentes e os principais atores chave dos sectores organizados pela sua função na cadeia de valor. Tendo criado diversas fichas de oportunidades de negócio por domínio, indicando o mercado alvo, as principais características dessa oportunidade, os recursos existentes, a conjuntura do mercado e os fatores críticos de sucesso.


O estudo poderá ser consultado em:

https://alentejoazul.pt/atividades/#estudos-e-pesquisas


Recorde-se que o Alentejo Azul é um projeto promovido pelo Sines Tecnopolo e pela ADRAL – Agência Desenvolvimento Regional do Alentejo, com cofinanciamento pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional no âmbito do programa ALENTEJO 2020.


O Projeto Alentejo Azul tem como objetivo promover o empreendedorismo qualificado e criativo na região do Alentejo, através do apoio à exploração económica de novas ideias ligadas ao mar e aos recursos hídricos, incentivando e apoiando a criação e a consolidação de novas empresas nos domínios temáticos da RIS 3 Alentejo, favorecendo o desenvolvimento empresarial, potenciando o espírito empreendedor, incentivando a Inovação e a diversificação, como melhor caminho para contribuir para o desenvolvimento económico e melhoria competitiva das Região do Alentejo.


Para mais informações, contactar:

Sines Tecnopolo
Joel Gomes
jfg@sinestecnopolo.org

+351 269 000 300


ADRAL
Alexandra Correia  
alexandra.correia@adral.pt