Abertas candidaturas para projetos de inovação empresarial

Estão abertas candidaturas aos Avisos Portugal 2020 - Sistema de Incentivos Inovação Produtiva, destinados a apoiar projetos individuais de investimento produtivo em atividades inovadoras.

02/07/2021

Abertas candidaturas para projetos de inovação empresarial

Com o objetivo de dar prossecução à atração de novo investimento empresarial e criação de emprego, o prazo de entrega de candidaturas vai até dia 20 de setembro de 2021.


O Aviso n.º 12/SI/2021, com dotação orçamental de 145M€, destina-se a projetos de investimento produtivo realizados nas regiões NUTS II do Continente: Norte, Centro, Alentejo e Algarve, nos territórios de baixa densidade.


O Aviso n.º 13/SI/2021, com dotação orçamental de 255M€, destina-se a projetos de investimento produtivo realizados nas regiões NUTS II do Continente: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, fora dos territórios de baixa densidade, sendo que os projetos com mais de um estabelecimento podem incluir também os investimentos localizados em territórios de baixa densidade.


Esta repartição em 2 avisos sublinha uma discriminação positiva dos territórios de baixa densidade contribuindo para a promoção da coesão territorial, permitindo valorizar os territórios do Interior, através de instrumentos financeiros com dotações específicas para o interior e adaptados a estes territórios, baseados em políticas de incentivo ao investimento apostando na inovação.


Esta excelente oportunidade permite que as PME Portuguesas tenham acesso a fundos comunitários no âmbito do financiamento de Projetos de Investimento Produtivo, focados nas seguintes tipologias:


- Criação de um novo estabelecimento.

- Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente.

- Diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento.

- Alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.


São elegíveis todas as empresas (PME e NPME) e numa orientação para prioridades definidas pela Comissão Europeia, estes avisos incorporam já majorações para projetos com investimentos nas áreas de transição digital e de economia verde.


Saiba mais em:

https://www.compete2020.gov.pt/Avisos/detalhe/AAC_12_SI_2021

https://www.compete2020.gov.pt/Avisos/detalhe/AAC_13_SI_2021