Abertas candidaturas para empresas do Alentejo Litoral no âmbito do Fundo para uma Transição Justa

Até dia 21 de janeiro, as empresas do Alentejo Litoral podem apresentar propostas de investimento e concorrerem aos apoios do Fundo de Transição Justa.

13/01/2022

Abertas candidaturas para empresas do Alentejo Litoral no âmbito do Fundo para uma Transição Justa

As empresas do Alentejo Litoral podem submeter propostas para desenvolvimento de projetos de investimento produtivo que contribuam para a diversificação, modernização e reconversão da economia, assim como a expansão de novas indústrias e novos serviços para apoiar a transição climática e energética, com a implantação de tecnologias, sistemas e infraestruturas para energias limpas a preços acessíveis, incluindo tecnologias de armazenamento de energia, e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.


Os projetos deverão criar emprego, dando prioridade aos trabalhadores da região, e serão privilegiados todos os que visem a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis nas áreas acima descritas.


Os trabalhadores da região enfrentam novos desafios socioeconómicos decorrentes do encerramento da Central Termoelétrica a carvão de Sines. O apoio a novos investimentos que promovam a substituição/reconversão da atividade económica e fortalecimento de uma dinâmica de inovação servirão para minimizar este impacto e criar uma nova dinâmica sustentável na região.


A apresentação de propostas deve ser efetuada através de formulário eletrónico no Balcão 2020 e todos os esclarecimentos podem ser solicitados pelos canais de comunicação alentejo2020@ccdr-a.gov.pt ou +351 800 205 238 (Linha Verde).