1º Prémio Regional de Empreendedorismo Alentejo Azul prolonga candidaturas até 20 de março

Concurso quer dar oportunidade à participação de mais empreendedores.

21/02/2022

1º Prémio Regional de Empreendedorismo Alentejo Azul prolonga candidaturas até 20 de março

O 1º Prémio Regional de Empreendedorismo Alentejo Azul prolongou o prazo de candidatura até 20 de março. Lançado pelo Sines Tecnopolo e pela Agência Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o prémio será atribuído ao empreendedor, empresa ou instituição que se encontre em qualquer parte do país e seja capaz de apresentar a melhor ideia de negócio na área do mar e dos recursos hídricos do Alentejo. O vencedor ganha um serviço de consultoria para alavancar o negócio e um prémio de 2.500 euros.


Recorde-se que o Prémio Alentejo Azul irá premiar as melhores ideias de negócio nas áreas da energia azul; pescas e aquicultura; turismo náutico e costeiro; biotecnologia azul; proteção e vigilância marítima; portos e marinas; gestão da água e recursos hídricos. 


O concurso está de portas abertas a todos os empreendedores, universidades, grupos de investigação, unidades de I&D, agências de desenvolvimento, incubadoras, associações empresariais, sociedades de capital de risco, rede de business angels, investidores privados, entidades financeiras, empresas de base tecnológica e empresas âncora na área da Economia Azul focada no Mar e Recursos Hídricos.


O vencedor receberá um ano gratuito de consultoria para alavancar o negócio e um prémio pecuniário de 2.500 euros. O 2º classificado ganhará 1500 euros e o 3º receberá 1000 euros. Para além destes prémios, as ideias de negócio que originarem novas empresas, vão ganhar condições de acesso especiais à Incubadora de Empresas do Sines Tecnopolo durante 3 anos.


Como forma de incentivar mais candidaturas, a organização decidiu prolongar o prazo até 20 de março. O júri irá depois avaliar e selecionar as melhores ideias de negócio entre 21 e 28 de março. Seguem-se workshops de desenvolvimento das ideias selecionadas, sessões de mentoria e o concurso culminará com a apresentação das ideias finalistas para serem apurados os vencedores.


1º Prémio Regional de Empreendedorismo destaca Economia Azul


O Prémio Regional de Empreendedorismo visa estimular as cadeias de valor que são capazes de gerar emprego e crescimento sustentáveis na Economia Azul. Este prémio tem como objetivo estimular a criação de planos de negócio sólidos e consistentes; premiar ideias inovadoras para criação e expansão de empresas; reconhecer o trabalho e dedicação de empresas; prestigiar iniciativas e o empreendedorismo inovador e envolver toda a comunidade empresarial, investigadores e investidores.


Para participar, deverá aceder ao site oficial, onde encontra o regulamento e o formulário de candidatura.


O Alentejo Azul é um projeto promovido pelo Sines Tecnopolo e pela ADRAL – Agência Desenvolvimento Regional do Alentejo, com a parceria da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., da Câmara Municipal de Portel e da Câmara Municipal de Santiago do Cacém (Município Santiago do Cacém) com cofinanciamento pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional no âmbito do programa ALENTEJO 2020.


O Projeto Alentejo Azul tem como objetivo promover o empreendedorismo qualificado e criativo na região do Alentejo, através do apoio à exploração económica de novas ideias ligadas ao mar e aos recursos hídricos, incentivando e apoiando a criação e a consolidação de novas empresas nos domínios temáticos da RIS3 Alentejo, favorecendo o desenvolvimento empresarial, potenciando o espírito empreendedor, incentivando a Inovação e a diversificação, como melhor caminho para contribuir para o desenvolvimento económico e melhoria competitiva das Região do Alentejo.


Para mais informações, contactar:


Joel Gomes (Sines Tecnopolo)

jfg@sinestecnopolo.org

+351 269 000 300


Alexandra Correia (ADRAL)

alexandra.correia@adral.pt

+351 266 769 150