Alentejo Azul apresenta resultados finais em Monsaraz

O projeto Alentejo Azul, promovido pelo Sines Tecnopolo e pela ADRAL - Agência Desenvolvimento Regional do Alentejo, apresentou no dia 8 de setembro, os resultados finais no Observatório do Lago Alqueva (OLA), em Monsaraz.

09/09/2022

 Alentejo Azul apresenta resultados finais em Monsaraz

Dividido entre diversas etapas, o projeto Alentejo Azul destaca-se pelos estudos dedicados à economia azul no Alentejo, pelas ações de apoio empreendedorismo qualificado e criativo e pelas diversas ações de mentoring e coaching que decorreram ao longo da sua execução, chegando de forma direta a mais de 400 empreendedores, empresários e outros stakeholders relevantes na dinamização económica do Alentejo.


O evento teve início às 16h00, onde foi apresentado o estudo “Dossier Case Study de Empresas de Sucesso do Mar e Recursos Hídricos”. Seguiu-se a apresentação resultados do “Benchmarking Regiões Empreendedoras na Área Economia Azul”, onde se destacou o trabalho de benchmarking realizado na Espanha, Itália, Croácia, Grécia e Noruega.


Em representação da CCDR Alentejo, a Engª Carmen Carvalheira, falou sobre os desafios para 2030 da economia azul, nomeadamente as questões relacionadas com a gestão da água, desenvolvimento novas indústrias, a circularidade, a digitalização, as questões climáticas e sobre o plano nacional da água.


O evento terminou com um passeio de barco no Alqueva, com Alentejo de Honra na Ilha Dourada.


O Alentejo Azul é cofinanciado pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional no âmbito do programa ALENTEJO 2020 e tem como objetivo a promoção do empreendedorismo qualificado e criativo na região do Alentejo, através do apoio à exploração económica de novas ideias ligadas ao mar e aos recursos hídricos, incentivando e apoiando a criação e a consolidação de novas empresas nos domínios temáticos da RIS 3 Alentejo, favorecendo o desenvolvimento empresarial, potenciando o espírito empreendedor, incentivando a Inovação e a diversificação, como melhor caminho para contribuir para o desenvolvimento económico e melhoria competitiva das Região do Alentejo.