Subscreva a nossa Newsletter

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama

 

Z.I.L. II, Lote 122-A _ 7520-309 Sines _ Portugal    

+351 269 000 300

info@sinestecnopolo.org

  • facebook_icon
  • twitter_icon

© 2019 Sines Tecnopolo | Todos os direitos reservados 

Novo espaço de I&D potencia relação entre a comunidade académica e o tecido empresarial.

 

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) inaugurou o "LogisticsLab", o novo laboratório na área da logística e distribuição, reforçando o investimento na investigação, num ensino mais prático e numa relação mais próxima com as empresas.

 

Na sessão, que decorreu a 09 de maio, participaram membros da comunidade académica do IPS e representantes de empresas da área da logística e distribuição e dos sistemas de informação e que são parceiras da ESCE/IPS na criação do laboratório e de projetos de investigação, nomeadamente o Porto de Setúbal, LPR, MAEIL, TECNIBITE, STORAX, ZETES, Havi-Logistics, Entreposto Logística, SFORI e as publicações Transportes em Revista e Logística Moderna.

 

A ideia de criar este laboratório já vem de há alguns anos atrás como recordou o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, que considera que estes espaços "são fundamentais para a nossa estratégia quer de afirmação a nível regional, quer de promoção do sucesso escolar", uma vez que a abertura às empresas reforça a utilização "de metodologias pedagógicas mais ativas e que permitem um melhor desenvolvimento das competências dos estudantes quer técnicas, quer transversais como as soft skills".

 

Este novo espaço visa garantir aos estudantes "a possibilidade de contactarem com empresas e de realizarem atividades que vão encontrar no local de trabalho" com vista à sua rápida inserção profissional, referiu a Diretora da ESCE/IPS, Prof.ª Doutora Boguslawa Sardinha, acrescentando ainda que "esperamos ser desafiados pelas empresas para encontrarmos novas soluções para os seus problemas quotidianos e até a nível pedagógico, para desenvolvermos novas ideias para introduzirmos nos planos curriculares [...] o que beneficiará a nossa Escola e o IPS", numa lógica de partilha.

 

Durante a sessão, os estudantes da ESCE/IPS, Alexandra Faleiro e Nuno Gonçalves, apresentaram os seus projetos académicos que realizaram em contexto de estágio no Porto de Setúbal e na FNAC-Portugal. Alexandra Faleiro sugeriu a criação de um centro de processamento de automóveis no Porto de Setúbal junto ao terminal "Roll on Roll" (especializado na carga e descarga de automóveis) para potenciar o movimento do porto, enquanto Nuno Gonçalves apresentou várias soluções de melhoria para o circuito de operações logísticas do armazém da FNAC-Portugal, com vista a uma redução do tempo e da distância entre os vários pontos de atividade.

 

A iniciativa terminou com uma reunião de Networking com várias empresas e entidades parceiras da ESCE/IPS e que operam nos diferentes setores da logística e distribuição e na área dos sistemas de informação, por forma a trocarem ideias e a identificarem possíveis trabalhos e projetos a realizar no "LogisticsLab".

 

Fonte: Instituto Politécnico de Setúbal