Subscreva a nossa Newsletter

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama

 

Z.I.L. II, Lote 122-A _ 7520-309 Sines _ Portugal    

+351 269 000 300

info@sinestecnopolo.org

  • facebook_icon
  • twitter_icon

© 2019 Sines Tecnopolo | Todos os direitos reservados 

DIA NACIONAL DO MAR

16 DE NOVEMBRO

Hoje, dia 16 de Novembro, comemora-se o dia Nacional do Mar, criador de desígnios, estrada de oportunidades e sustento de Portugal. Hoje, como ao longo de toda a nossa história, o Mar é o nosso principal recurso, pelas possibilidades que apresenta, pelos recursos naturais que nos oferece e pelo meio de comunicação que hoje, tal como em 1498 quando Vasco da Gama chegou a Calecute, na Índia, coloca Portugal e os portugueses no Mundo.

Para o Sines Tecnopolo, o Mar é também para onde olhamos mais, pelo peso que tem e terá na economia do Ecossistema Sines, do desenvolvimento do seu tecido empresarial e do bem-estar das suas populações. O Mar, não é só um amanhã mas também um hoje que trabalhamos quotidianamente, com entidades, empresas e instituições nacionais e internacionais nas mais variadas vertentes, através dos projetos e iniciativas que temos vindo a desenvolver.

Para continuar a aproximar a comunidade do Mar e das instituições que nele trabalham, nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2018 realizaremos a 3ª Edição da Feira do Mar, dando a conhecer trabalho e lazer dentro desta temática. Até lá, numa ótica de partilhar com os mais novos a inspiração que advém do Mar, realizaremos com as escolas básicas do litoral alentejano a 2ª edição do concurso Onde de Arte, valorizando a expressão artística dos nossos jovens e aproximando-os do Mar através desta abordagem.

Também junto dos mais jovens, e em parceria com as escolas, Câmaras Municipais, empresas e entidades do Litoral Alentejano, desenvolveremos atividades que visam melhorar a literacia oceânica, fomentando o conhecimento e interesse pelas várias atividades ligadas ao Mar, no âmbito do projeto Escola Azul.

No panorama do desenvolvimento empresarial do Ecossistema Sines, teremos oportunidade de fomentar a inovação tecnológica e de processos, de apoiar na otimização dos processos logísticos para empresas utilizadoras do sector portuário, e de apoiar na entrada do sector na digitalização, com projetos nacionais, como o MAR i4.0 e o PLATICEMAR, e internacionais, como o FOCOMAR e o IMPORTTIC.

A intemporalidade do Mar na nossa economia e na nossa sociedade faz com que o trabalho a fazer seja transversal a todos os espaços temporais. Assim, o Sines Tecnopolo, tem trabalhado, trabalha e continuará a trabalhar para alicerçar, desenvolver e promover o crescimento deste sector no Ecossistema Sines.