Subscreva a nossa Newsletter

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama

 

Z.I.L. II, Lote 122-A _ 7520-309 Sines _ Portugal    

+351 269 000 300

info@sinestecnopolo.org

  • facebook_icon
  • twitter_icon

© 2019 Sines Tecnopolo | Todos os direitos reservados 

Conferência "Comércio Marítimo - De Sines (Portugal) para o Mundo" destaca a importância do investimento marítimo

12-07-2019

No dia 12 de julho realizou-se a conferência "Comércio Marítimo – De Sines (Portugal) para o Mundo".

Esta conferência realizada no âmbito da Feira do Mar, com lugar no Auditório da APS, contou com personalidades de alta relevância que debateram o passado, presente e futuro do comércio marítimo em Portugal.

A abertura da conferência realizada pela diretora do Sines Tecnopolo, Mónica Morais de Brito, e Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, sublinhou a importância do investimento empresarial em Sines, destacando as características únicas providenciadas pelo Porto de Sines que se posiciona como porta atlântica da Europa.

De seguida, a Fórum Oceano, apresentou os objetivos e atividades realizadas pela iniciativa para o desenvolvimento sustentável da economia azul no Mediterrâneo Ocidental (WestMED), que tem como objetivo apoiar instituições públicas, universidades, comunidades locais, pequenas e médias empresas e empresários dos 10 países envolvidos, no desenvolvimento de projetos estruturantes, que possam ser submetidos a programas apoiados por fundos da União Europeia.

Em destaque nesta conferência estiveram também os painéis que evidenciam o passado, presente e futuro do comércio marítimo em Portugal, em particular o papel que o Porto de Sines representa para a dinamização do comércio marítimo e, a importância que os planos de expansão portuária têm, não só para o Porto, mas também para o tecido empresarial circundante, potenciados investimentos, novos postos de trabalho e o estabelecimento de novos negócios na região.

A conferência terminou com um almoço de networking no Forte do Revelim que conta com uma vista privilegiada sobre o mar e data a sua construção ao século XVII. Este Forte, utilizado para defender, em conjunto com o castelo, os habitantes e embarcações de Sines de corsários e piratas, foi o palco ideal para dar encerrada as atividades da conferência e mais uma vez sublinhar o passado, presente e visão de futuro que Sines tem para o Mundo.

A conferência, Comércio Marítimo – De Sines (Portugal) para o Mundo, foi realizada no âmbito da ação 3.1 do projeto FOCOMAR, que visa a sensibilização em logística, intermodal e transporte marítimo de curta distância para promover a integração entre o transporte rodoviário e as rotas marítimas, dirigidos a profissionais do setor.

O projeto FOCOMAR, tem como principal objetivo promover e fortalecer a cooperação entre os espaços portuários e as Pequenas e Médias Empresas, promovendo o comércio marítimo e melhorando a competitividade empresarial. É co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Programa Interreg V- A Espanã-Portugal (POCTEP) 2014-2020 que visa melhorar a competitividade no setor da logística e transporte marítimo.