Subscreva a nossa Newsletter

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama

 

Z.I.L. II, Lote 122-A _ 7520-309 Sines _ Portugal    

+351 269 000 300

info@sinestecnopolo.org

  • facebook_icon
  • twitter_icon

© 2019 Sines Tecnopolo | Todos os direitos reservados 

Agrupamento de Escolas de Sines distinguido pelo Projeto Escola Azul

05-06-2019

No dia 5 de Junho de 2019, o Agrupamento de Escolas de Sines foi distinguido pelo Projeto Escola Azul por trabalhar o tema oceano e comprometer-se, ao longo do ano, a participar decisivamente na formação de jovens com maior literacia do oceano.

O Sines Tecnopolo, como coordenador regional do Alentejo do Projeto Escola Azul, esteve presente na sede do Agrupamento de Escolas de Sines, juntamente com a Diretora do Agrupamento, Bernardete Almeida, e o Vice-presidente do Município de Sines, Fernando Ramos, num momento único e muito especial para todas as escolas, onde se realizou a inauguração da placa Escola Azul e o hastear da respetiva bandeira. O dia ainda contou com uma visita à exposição temática sobre o MAR, seguido de um apontamento musical e breve dramatização interpretado pelas turmas do 6º E e 6º F.

 

Literacia do oceano define-se como a compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Esta compreensão não deve ser exclusivamente teórica. Uma pessoa literata no oceano traduz os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas que servem de impulso à construção de uma sociedade mais azul.

Com este objetivo em vista, procura-se estimular as escolas a trabalhar o oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical. Pretendemos que o trabalho em torno do oceano não se restrinja ao contexto de sala de aula e que tenha reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes atores do setor do mar.

 

Este projeto é dirigido a instituições de ensino, públicas ou privadas, que queiram ou estejam a desenvolver projetos ligados ao oceano. Conta com a parceria de uma grande variedade de entidades ligadas ao mar, salientando desde logo as diferentes dimensões em que o oceano pode ser trabalhado.

 

Uma Escola Azul envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Integra a comunidade local nas suas ações e interage com os parceiros da rede Escola Azul.

O Projeto Escola Azul é coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar e conta com o apoio científico e de cooperação da Ciência Viva.

 

Conheça mais sobre o Projeto Escola Azul em: https://escolaazul.pt/